Prefeitura repassa mais de R$ 70 mil em equipamentos ao Hospital São Francisco

14 de junho de 2016

Elaine Angnoni, prefeito Cantelmo Neto, dr. Antônio Cortez, Rose Guarda, Patricia Malmann e Isolde Weschenfelder na entrega dos equipamentos, esta semana

Novos equipamentos para atendimento hospitalar foram repassados nesta semana pela Prefeitura de Francisco Beltrão ao Hospital São Francisco, que atende pacientes do Sus (Sistema Único de Saúde) da região. Ao todo, a instituição recebeu R$ 72 mil entre cardioversores, eletrocardiógrafos, ventiladores pulmonares, macas e carros de emergência adquiridos com recursos próprios do governo municipal.

“Estes equipamentos ficarão cedidos ao hospital enquanto estiver vinculado ao Sus e são uma forma de colaborar com o São Francisco para que mantenha o nível de atendimento aos pacientes da rede pública”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo, que fez pessoalmente a entrega dos materiais à direção do hospital, acompanhado da secretária de Saúde, Rose Mari Guarda.

A cessão dos equipamentos faz parte do acordo firmado entre a Prefeitura e o São Francisco no ano passado para manter os atendimentos pelo Sus. Além do repasse financeiro que todos os municípios da região fazem, o empréstimo de materiais serve como uma forma de reduzir os custos de operação do atendimento hospitalar e já foi feito há dois anos com o Ceonc, que também recebeu equipamentos. Todo o processo foi aprovado e acompanhado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Segundo o diretor geral do São Francisco, dr. Antônio Cortez, cerca de 90% dos atendimentos são do Sus e o hospital vem passando por uma reformulação em sua estrutura nos últimos anos; agora, por exemplo, estão sendo ampliadas as vagas de UTI. “A parceria com o poder público para além dos repasses financeiros já celebrados nos ajuda a manter a qualidade dos atendimentos, visto que hoje somos quase como um hospital público”, frisou.