Outubro Rosa terá ações em Beltrão

13 de setembro de 2019

O Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama, terá uma série de ações de orientações e prevenção em Francisco Beltrão. As atividades serão feitas em conjunto pela administração municipal, através da secretaria municipal de Saúde, Organização Mão Amiga (Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer), Ceonc (Hospital do Câncer), Associação de Senhoras de Rotarianos, Sesc, Unipar e Unimed.

Uma reunião realizada esta semana nas dependências da Mãe Amiga definiu a programação que será desenvolvida durante o mês. A primeira dama Joice Fontana e Rose Pedron, esposa do vice-prefeito Antonio Pedron, estarão envolvidas diretamente na coordenação, juntamente com as entidades que encabeçam a campanha. “Vamos proporcionar orientação para toda a comunidade visando a prevenir o câncer”, define Juceney Da Caz, presidente da Mão Amiga.

No dia 4 de outubro, uma sexta-feira, a partir das 14h00, a mobilização será no espaço coberto do Calçadão, focando a orientação, prevenção e hábitos saudáveis. Pessoas com suspeita da doença serão contactadas posteriormente pelo Ceonc para a realização de exames. Durante a atividade o Departamento de Cultura e a Assessoria de Comunicação da prefeitura organizarão shows e atividades culturais visando atrair o maior número possível de pessoas. A programação terá sequência até as 21h00.

No dia 19 de outubro, um sábado, às 09h00, haverá uma caminhada que começa defronte a Unimed e vai até o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Exército). A meta é também chamar a atenção e alertar a comunidade sobre a necessidade da prevenção para evitar o câncer.

Saúde oferece exames à noite

A secretaria municipal de Saúde realizará exames à noite, a partir das 18h00, para facilitar o acesso às mulheres que trabalham durante o dia. Serão feitas coletas para preventivos, exames de mama e encaminhamentos para o exame de mamografia, quando houver necessidade. Esse serviço será disponibilizado para toda a comunidade em quatro locais e os agendamentos serão realizados a partir da próxima quarta-feira, dia 18 de setembro.

As mulheres podem agendar pessoalmente ou através do telefone. O atendimento à noite será prestado nas unidades de saúde dos bairros Vila Nova (telefone 3524-4447), São Miguel (3524-2782), Pinheirinho (3527-3522) e no Instituto da Mulher, ao lado da farmácia do bairro Cango (3523-4083). Esse atendimento diferenciado é oferecido todos os anos e tradicionalmente tem uma grande procura, por isso é importante agendar antecipadamente.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com o objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, visto que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A primeira ação do Outubro Rosa no Brasil aconteceu em 2002, em São Paulo. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a intensificar as ações sobre a necessidade de prevenção da doença.