Nove farmácias farão sistema de plantão 24 horas em Beltrão

13 de junho de 2014

Reunião da câmara técnica de farmácia na Prefeitura definiu a adesão de nove estabelecimentos ao sistema de plantão farmacêutico

As farmácias de Francisco Beltrão voltarão a fazer plantão de 24 horas após quase seis meses de interrupção do atendimento durante a madrugada. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, durante reunião da câmara técnica montada no início do ano para debater o assunto e que teve o consenso de nove estabelecimentos, que agora irão atender em forma de rodízio semanal.

“Essa era uma das preocupações que vínhamos tendo, mas que felizmente, unindo Conselho de Farmácia, vereadores, estabelecimentos e a Prefeitura, conseguimos articular um acordo em que a população é quem mais sairá ganhando”, afirmou a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, após a reunião, que também contou com a presença do prefeito Antonio Cantelmo Neto.

Uma lei federal de 1993 estabelece que municípios devem possuir um sistema de plantão com os estabelecimentos privados para que ao menos uma farmácia ou drogaria esteja aberta a qualquer horário do dia ou da noite. Em Beltrão, não há lei que regulamente o sistema de plantão e desde fevereiro, com o fechamento da Farmácia São José, o atendimento ficou defasado em alguns horários.

Agora, a prefeitura fará um projeto de lei municipal oficializando a adesão de nove dos 54 estabelecimentos do município ao sistema de rodízio do plantão e enviará para análise da Câmara de Vereadores.