Nesta sexta tem o lançamento do Outubro Rosa

2 de outubro de 2019

Nesta sexta-feira, 04, será realizada uma intensa programação no espaço coberto do Calçadão de Francisco Beltrão para o lançamento do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. O foco é a orientação, prevenção e incentivo aos hábitos saudáveis. A iniciativa é da administração municipal, através da secretaria municipal de Saúde, em parceria com Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer (Organização Mão Amiga), Hospital do Câncer (Ceonc), Associação de Senhoras de Rotarianos, Sesc, Unipar e Unimed.

As atividades começam ás 14h00 e seguem durante toda a tarde. Apresentações artísticas serão realizadas a partir das 18h00, com o Clube da Vila. Às 19h00 tem o show com Joanna, que vai cantar seus principais sucessos, consagrados pelo público de todo o Brasil. O show deve atrair pessoas de toda a região e está sendo organizado pelo Departamento de Cultura e Assessoria de Comunicação. “Queremos realizar uma programação para chamar a atenção da nossa população sobre a necessidade da prevenção em relação ao câncer”, comenta o prefeito Cleber Fontana.

Unidades de Saúde atendem à noite

A secretaria municipal de Saúde informa que a partir desta quinta-feira (03)  vai disponibilizar a realização de exames à noite, a partir das 18h00, para facilitar o acesso das mulheres que trabalham durante o dia.

Serão feitas coletas para preventivos, exames de mama e encaminhamentos para o exame de mamografia, quando houver necessidade. O serviço será disponibilizado para toda a comunidade nas unidades de Saúde dos bairros Pinheirinho, Vila Nova e São Miguel, além do Instituto da Mulher no bairro da Cango. Os atendimentos podem ser agendados por telefone.

Segundo a coordenadora de atenção a saúde da secretaria municipal de Saúde, Cristina Da Caz, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. “Temos informações que 80% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso é imprescindível que os exames sejam realizados”, afirma Cristina.

Telefones para agendamento de exames nas unidades de saúde:

– Vila Nova – 3524-4447

– São Miguel – 3524-2782