Mutirões técnicos combatem a Dengue em Beltrão

20 de fevereiro de 2020

Quase todo o perímetro urbano de Francisco Beltrão já recebeu a visita das equipes da secretaria municipal de Saúde no mutirão técnico para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. O trabalho será mantido devido a grande infestação.  

        O mais recente levantamento sobre a incidência do mosquito aedes apontou índice de 5,7%, considerado de alto risco. Os principais focos estão em locais habitados. Somente 2,5% estão em terrenos baldios. Além desta ação do poder público, a participação efetiva da comunidade é considerada de fundamental importância.

       O trabalho envolve as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Viação e Obras, contando com o apoio do Exército (16º esquadrão de Cavalaria Mecanizado). Os agentes de saúde conversam com a comunidade sobre os riscos da doença, o que cada um pode fazer para colaborar e os materiais que devem ser descartados.

                                          Registros aumentam no Paraná

        O Paraná tem 331 municípios infestados pelo aedes. Significa que quase 83% dos municípios do estado estão infestados. Destes, 103 estão em situação de risco de epidemia e 160 em alerta. No período de monitoramento iniciado no final de julho do ano passado até agora são quase 27 mil casos confirmados, com 23 mortes no Paraná.  

       Francisco Beltrão tem um caso confirmado neste ano de 2020. Trata-se de um caso autóctone (contraído no próprio município). A paciente, uma mulher de 45 anos, moradora no bairro São Cristóvão, já se recuperou e está em casa. Outras 18 notificações aguardam o resultado dos exames laboratoriais.                  




Pular para o conteúdo