Mutirões de cirurgias reduzem filas

4 de maio de 2018

A administração municipal de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, vem reduzindo a fila de espera para cirurgias. Vários mutirões foram realizados para acelerar o atendimento da população. No início da 2017 mais de 4.000 pessoas aguardavam cirurgias eletivas. O prefeito Cleber Fontana determinou a contratação de serviços junto aos hospitais para ampliar o número de cirurgias e reduzir o tempo de espera.

Nos últimos meses a medida possibilitou a realização de mais de 1.000 procedimentos cirúrgicos, gerando a redução de espera  em várias especialidades. Um dos exemplos são as cirurgias de próstata, fimose e hidrocele. Atualmente não existe mais a fila para estes procedimentos, que são agendados de forma imediata de acordo com as solicitações médicas.

Em relação as cirurgias pediátricas, eram 280 crianças aguardando o procedimento. Até agora 230 já foram atendidas. Também houve expressivo avanço para cirurgias de cabeça, pescoço, ginecologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia pediátrica e nas áreas de cirurgia geral. No caso da catarata e do petegírio, todos os agendamentos antigos foram realizados.

A secretária Aline Biezus comenta que o trabalho para redução ou para zerar as filas nas mais diversas especialidades vem sendo mantido de forma permanente. Segundo ela, a administração municipal tem possibilitado a  realização de várias ações neste sentido. “Desde o início da atual gestão a saúde tem sido prioridade e este foco será mantido”, enfatiza.