Mutirões contra a dengue avançam em Beltrão

3 de fevereiro de 2020

A administração municipal de Francisco Beltrão, por meio das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Viação e Obras, contando com o apoio do Exército (16º esquadrão de Cavalaria Mecanizado), está realizando os “mutirões técnicos” para ampliar o trabalho de conscientização e envolver mais a comunidade nas ações de combate ao aedes, transmissor da dengue, zika e chicungunya.

Os agentes estão visitando todas as residências do perímetro urbano para explicar aos moradores os riscos da doença, o que cada um pode fazer para colaborar, os materiais que devem ser descartados e pedir o apoio para que descartem de maneira correta.

No caso de materiais recicláveis, as equipes que coletam passam nas casas para fazer a coleta. Já em relação a móveis, galhos e restos de construção civil domiciliares, os moradores deverão transportar para o descarte.

A prefeitura disponibilizou um local para que isso aconteça, nas margens da PR 566, saída para Itapejara do Oeste, onde já são descartados galhos. Equipes estão no local das 08h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, e nos sábados no horário das 08h00 às 16h00.

Levantamento Rápido do Índice de Infestação que mede a incidência do mosquito aedes, realizado em janeiro, apontou índice de 5,7%, considerado de alto risco. Os principais focos estão em locais habitados. Somente 2,5% estão em terrenos baldios. Neste ano nenhum caso de dengue foi confirmado no município, mas existem várias notificações em análise.

Roteiro dos Mutirões Técnicos

Dias 03 e 04/02 – Sadia, Jardim Floresta, Itália, Júpiter e Nortão