Mutirões combatem o Aedes

26 de fevereiro de 2018

Nesta semana mutirões de descarte serão realizados em quatro bairros de Francisco Beltrão, envolvendo o poder público e a comunidade, no trabalho de combate aos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nesta terça-feira e quarta-feira, dias 27 e 28, o mutirão será nos bairros Alvorada e Marrecas. Na quinta e na sexta-feira, dias 1º e 02 de março, nos bairros São Francisco e Novo Mundo.  A ação conjunta envolve as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo.

Os moradores destes bairros devem coletar todo tipo de material que acumule água e depositar na frente das casas que equipes da prefeitura farão a coleta e darão o destino correto. A meta é coletar latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, lonas, sucatas e outros materiais. Porém, não será feita a coleta de móveis, madeiras, restos de construção, galhos de árvores e eletroeletrônicos.

Em Francisco Beltrão não tem sido registrados casos de dengue, zika e chikungunya, mas a infestação do mosquito está com um índice altíssimo, justificando esta ação. De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria municipal de Saúde, a comunidade precisa fazer a sua parte, ajudando a eliminar os criadouros do aedes.