Mutirão de cirurgia de catarata tem 410 pacientes

25 de junho de 2019

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão concluiu o agendamento dos pacientes que serão contemplados no mutirão de cirurgias de catarata que será realizado nesta semana. O número ficou acima das previsões e 410 pacientes fizeram o agendamento. “O prefeito Cleber Fontana determinou que todos que necessitam da cirurgia sejam atendidos para que a possamos zerar a fila”, explica Aline Biezus, secretária municipal de Saúde.

Inclusive dois inscritos tem 95 anos de idade. Uma senhora moradora no bairro Industrial e um senhor do Vila Nova estão entre as mais de 400 pessoas que buscam melhorar a visão para ter melhor qualidade de vida. Aline explica que possivelmente nem todos necessitarão da cirurgia. “Os profissionais que atuam no mutirão avaliam os pacientes e realizam um exame final para verificar a necessidade. Mas a maioria precisará do procedimento”, comenta.

O mutirão será realizado no Hospital Regional. Os pacientes de Beltrão serão atendidos nesta quinta-feira, dia 27, a partir das 05h00 da manhã, e na sexta-feira (28). Os que virão dos outros 26 municípios da microrregião serão atendidos nos dias  29 e 30.

Será o terceiro mutirão de cirurgias de catarata disponibilizado pela administração municipal na atual gestão. A ação tem parceria com o Governo do Estado, através da secretaria de Estado da Saúde, e do Centro Regional de Especialidades (CRE). A secretaria analisa a possibilidade de no decorrer do ano realizar mutirões de cirurgias para atender outras especialidades visando agilizar os procedimentos.