Mutirão Contra o Aedes

21 de fevereiro de 2017

Começou nesta terça-feira (21) e prossegue nesta quarta-feira (22) o mutirão de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação esta sendo realizada nos bairros Miniguaçu e Jardim Seminário, envolvendo equipes das secretarias municipais de Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente de Francisco Beltrão.

Estão sendo recolhidos materiais que acumulam água, caso de latas, recipientes plásticos, vasos, garrafas, pneus, sucatas, telhas e lonas. Os moradores estão colocando os materiais na frente das casas para facilitar a coleta. Porém,  nos terrenos baldios é que existe a maior concentração deste tipo de material depositado. As equipes da prefeitura estão entrando nos lotes, muitos tomados pelo mato, e coletando o material de risco.

Esses mutirões estão sendo organizados em todos os bairros devido à alta incidência do mosquito. De acordo com coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Tania Lise, a maior incidência de focos está nas residências e não em terrenos baldios, embora nos terrenos sem construção existe muito lixo depositado.

Conforme Tania, apesar de diversas campanhas e alertas, a população não vem atuando de forma eficaz no combate ao aedes aegypti. “O acúmulo de água parada, tanto dentro quanto fora de casa, propicia a criação e o desenvolvimento de larvas do mosquito transmissor da dengue. Muitos  criadouros de larvas do mosquito são encontrados nas residências, tanto nos quintais quanto dentro das casas. A cidade de Francisco Beltrão volta a ficar em estado de alerta em relação a dengue”, alerta a coordenadora.