Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Levantamento revela incidência do Aedes em Beltrão

Publicado em

      Nesta segunda-feira (11) a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, através do Setor de Endemias, divulgou o resultado do primeiro Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (Liraa) de 2021. De 4 a 9 de janeiro foi realizado o levantamento em 1.560 domicílios. O índice obtido foi de 4,2%, considerado de alto risco. Também ficou acima do levantamento anterior, cujo índice foi de 3,6%. 

       Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, relata que historicamente no mês de janeiro o índice apresenta elevação, principalmente devido a maior regularidade de chuvas e das altas temperaturas. Foram encontrados focos em todos os bairros, com predominância em locais habitados. Pratos com flores, baldes com água e bebedouros de animais são os ambientes mais comuns dos focos. 

         “É de suma importância a participação da comunidade, eliminando os criadouros e adotando todas as medidas de prevenção. O poder público tem feito a sua parte, mas somente com a contrapartida e conscientização da população é possível manter a situação sob controle”, comenta Tania. Pelo fato da maior incidência ter sido verificada em locais habitados, ela recomenda uma atenção maior por parte da comunidade. 

      Neste ano nenhum caso de dengue foi registrado em Francisco Beltrão. No ano passado foram 42 casos, sendo 31 autóctones e 11 importados. Desde maio de 2020 não são registrados casos autóctones, que são contraídos no próprio município. Por isso ela recomenda que quem for viajar deve tomar muito cuidado e preferencialmente usar repelente como forma de prevenção. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.