Infestação do Aedes está estabilizada

26 de outubro de 2017

A equipe do setor de endemias da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão concluiu mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRA) do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta semana foi apurado o Lira Nacional, visto que o levantamento aconteceu de forma simultânea em todas as cidades do Brasil.

De acordo com a enfermeira Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria municipal de Saúde, o resultado médio foi de 1,0%, considerado de médio risco.  A medição é feita a cada 60 dias. Dos mais de 9 mil domicílios visitados, foram encontradas larvas em apenas 12 e nos locais tradicionais, caso do lixo, pneus e recipientes com água.

Neste ano foi registrado apenas um caso de Dengue no município. Foram 174 casos notificados. 162 descartados e 12 ainda aguardam o resultado do exame de laboratório. Em relação a chikungunya e zika vírus, não houve nenhum registro em 2017. “A situação é confortável, mas com a chegada do verão e em função do excesso de chuvas das últimas semanas, a população deve manter vigilância”, recomenda Tânia

Descarte de Televisores

Uma das maiores preocupações no momento é relacionada ao descarte de televisores nas calçadas ou em terrenos baldios. Com o fim do sinal analógico e a adoção do sinal digital, os televisores mais antigos passam a ser descartados e, muita vezes, de forma irresponsável, gerando um problema de saúde pública.

Tania lembra que existem dois pontos na cidade onde os aparelhos podem ser descartados sem qualquer custo para os proprietários. Podem ser lavados na Eletrônica Tabajara, na avenida Antonio de Paiva Cantelmo, ou na IGS Informática, na rua Maranhão, ao lado da empresa Camilotti. Além disso, periodicamente são feitas campanhas de coleta desse tipo de material no Calçadão e na Cidade Norte.