Palestra sobre males do tabagismo

20 de junho de 2018

Nesta quarta-feira, 20, no Espaço da Arte, em Francisco Beltrão, foi realizada palestra sobre tabagismo. O evento foi organizado pela equipe do Ambulatório de Combate ao Tabagismo e acadêmicos do curso de enfermagem da Unipar, contando com apoio do Núcleo Regional de Educação. A abertura da programação foi feita por Fernando Pauli, diretor da secretaria municipal de Saúde, que representou a administração municipal.

A palestra ministrada pelo médico pneumologista Redimir Goya foi dirigida principalmente estudantes do ensino médio das escolas estaduais. Acadêmicas de enfermagem da Unipar esclareceram dúvidas sobre o uso e os malefícios do Narguile, que é muito utilizado pelos jovens. Os cerca de 400 alunos tiveram acesso a conhecimentos sobre as doenças provocadas pelo cigarro.

Segundo Goya, jovens nesta faixa etária são mais vulneráveis ao vício. “A incidência do tabagismo tem aumentado muito na população jovem e isso preocupa, especialmente pelo fato do crescimento da incidência de outras drogas de dependência. Infelizmente a população ignora os efeitos maléficos do Narguile, cujos efeitos são 100 vezes piores que os causados pelo cigarro”, explica o pneumologista.

O Ambulatório de Combate ao Tabagismo funciona no Posto de Saúde do bairro Vila Nova, todas as quartas-feiras, das 15h00 às 16h00. Neste ano o ambulatório completa 10 anos de atividades. O médico Redimir Goya coordena os trabalhos junto com a enfermeira Maria Jussara, a professora Marcela Gonçalves Trevisan e a psicóloga Claudia Maio Antonelli.