Conferência define prioridades para a saúde

25 de março de 2019

No sábado (23), durante todo o dia, no auditório da Unioeste, foi realizada a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Francisco Beltrão, organizada pelo  Conselho Municipal de Saúde e pela administração municipal, através da  Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde”, foram tratados dos eixos Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento.

O prefeito Cleber Fontana participou da cerimônia de abertura quando deu as boas vindas aos envolvidos no evento, comentou sobre a importância da participação da comunidade para elencar as prioridades para a  saúde e falou sobre os investimentos que estão sendo realizados neste setor pela administração municipal.

Na sequência foi realizada palestra com o cirurgião dentista Paulo Roberto Barbato, que tem mestrado e doutorado em saúde coletiva. Também possui uma vasta experiência e atuação em conselhos de saúde. O passo seguinte foi analisar as 174 propostas apresentadas durante as pré-conferências realizadas com gestores e prestadores de serviços na área de saúde, trabalhadores e usuários.

A conferência é promovida a  cada quatro anos e tem como principal finalidade contribuir para a formulação da política de saúde no município. Durante a semana a comissão organizadora vai reunir todas as propostas aprovadas para a elaboração do documento final da conferência. Estas sugestões deverão nortear as ações da administração municipal na área de saúde pelos próximos quatro anos.

Compuseram a mesa de honra na cerimônia de abertura as seguintes autoridades: prefeito Cleber Fontana; vereadores Evandro Wessler e Rodrigo Inhoatto; diretora da 8ª Regional de Saúde, Maria Izabel da Cuinha; secretária municipal de Saúde, Aline Biezus; presidente da conferência, Alessandro Perondi; representante dos usuários, Inez de Oliveira Santos; Tenente Moisés, representando o comando do 10º Grupamento de Bombeiros e o policial Marcos Pereira, representando o comando da Polícia Militar.