Começa programa de castração

21 de maio de 2018

Na manhã desta segunda-feira (21) o prefeito Cleber Fontana fez o lançamento oficial do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos. O projeto começou pelo bairro Padre Ulrico e no decorrer desta semana devem ser esterilizados 300 cães e gatos. Todos os procedimentos, bem como a medicação necessária, são oferecidos gratuitamente pela prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde. Os animais também são chipados para que tenham a identificação oficial.

A castração, além de prevenir doenças, ajuda a controlar a quantidade de animais, que muitas vezes vão parar nas ruas. Para o prefeito Cleber Fontana a medida faz parte das ações da administração municipal na área de saúde pública. Durante pronunciamento o prefeito explicou que o projeto faz parte de um conjunto de medidas que incluem o Centro de Zoonoses. “Este Centro já tem local definido e será instalado na área da Pedreira Mãe Natureza”, confirmou. No local estava a sede da Polícia Ambiental. A prefeitura locou outro imóvel para a polícia.

O Castramóvel será levado para diversos bairros, priorizando o atendimento de animais de famílias carentes, cadastradas nos programas sociais do município. Só estão sendo atendidos animais que vivem em domicílios. Os de rua serão beneficiados posteriormente, através do Centro de Zoonoses. Os cadastros para as próximas etapas devem ser feitos  no setor de Vigilância Sanitária da prefeitura ou com as agentes comunitárias de saúde.

Fizeram parte da frente de honra na solenidade de lançamento do programa, além do prefeito Cleber, o vereador Leo Garcia, a secretária municipal de Saúde, Aline Biezus, a chefe da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos, a diretora da Vigilância em Saúde da secretaria, Andréa Zorzo de Almeida, o médico veterinário Arnaldo Donatti, responsável técnico do projeto, e Murilo Lago, responsável técnico do Castramóvel.

????????????????????????????????????