Centro da Saúde Cidade Norte chega a 32 mil atendimentos

23 de março de 2018

O Centro de Saúde da Cidade Norte está completando cinco meses e neste período foram prestados 32 mil atendimentos médicos e odontológicos. A unidade foi criada com intuito de realizar atendimento pediátrico do município de Francisco Beltrão.

Seu horário de funcionamento é das 07h30 às 22h00, de forma ininterrupta, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A população tem a disposição profissionais médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos. A média de consultas médicas é de 4.218 ao mês.

Para o prefeito Cleber Fontana o objetivo de criar um centro de saúde especializado em pediatria foi alcançado. “Ela se firmou como uma unidade de referência para atendimento das nossas crianças e esta era justamente a nossa meta quando fizemos um grande investimento naquela estrutura”, enfatiza o prefeito.

O enfermeiro Júnior Nesi, coordenador do centro, lembra que o atendimento é voltado principalmente para as crianças. Além da consulta médica, são feitos, quando necessário, exames laboratoriais e de imagem, agilizando o diagnóstico do paciente.

Enquanto as crianças aguardam a consulta, podem usufruir da brinquedoteca ou do parque infantil, deixando a espera mais divertida e agradável. Os pequenos procedimentos também são realizados no Centro de Saúde Cidade Norte. Em média são feitas 15 pequenas cirurgias ao dia.

Também conta com uma equipe odontológica composta por 4 odontólogos e 6 auxiliares em saúde bucal para atendimento da população. São em média 2.148 procedimentos mensais. O atendimento é prestado em duas clinicas voltadas ao bebê, a criança e ao pré-adolescente. A clínica do bebê tem por objetivo a prevenção, o cuidado e a manutenção da dentição saudável.

Para ingressar neste programa os pais devem assistir uma palestra sobre os cuidados, procedimentos realizados e a conduta a ser seguida no âmbito familiar. Eles recebem a “carteirinha da clínica do bebê”, garantindo desta forma o direito ao ingresso e agendamento junto a unidade.

Lembrando que no período noturno a Unidade da Cidade Norte atende somente casos de emergência (dor) de qualquer faixa etária. À noite a estrutura conta com odontólogos de plantão, bem como nos finais de semana e feriados. Ao lado tem uma unidade da Farmácia Municipal. Após a consulta, os pacientes podem retirar os medicamentos prescritos pelo médico.