Central de abastecimento de remédios ganha novo espaço

20 de fevereiro de 2020

Após a realização de reformas e adequações no espaço físico, a Central de Abastecimento farmacêutico da Prefeitura de Francisco Beltrão (CAF) foi instalada em novo espaço físico, bem mais amplo, no bairro Cango. O prédio de 650 m2 é três vezes maior que o anterior, no bairro Industrial. A transferência do estoque, equipamentos e  mobiliário aconteceu nesta semana e foi acompanhada pelo prefeito Cleber Fontana.

“Havia necessidade de um espaço físico maior e mais adequado. Desta forma conseguimos viabilizar um imóvel que atende todas as demandas do CAF”, explica o prefeito. No mesmo local funciona o almoxarifado do setor de saúde. O CAF recebe todos os medicamentos e insumos da saúde adquiridos pelo município. Na sequência  distribui para as 26 unidades de saúde e para as seis farmácias satélite.

O farmacêutico Eleandro Tiecher, responsável técnico do órgão, explica que é mantido um rigoroso controle do armazenamento e da distribuição. “Tudo é armazenado da forma adequada e correta, além do completo controle desde o recebimento até a distribuição”, comenta Tiecher. Sobre o novo espaço físico, ele considera ideal, inclusive para o trabalho dos servidores que atuam no local.

A população de Francisco Beltrão tem acesso gratuito a 340 tipos de medicamentos disponibilizados nas farmácias municipais, instaladas em seis regiões da cidade. Mensalmente, em remédios e insumos, é investido quase meio milhão de reais. “É um grande investimento para que possamos oferecer uma grande variedade de remédios e principalmente manter a farmácias abastecidas para atender a nossa população”, enfatiza o prefeito.