Castramóvel chega no Novo Mundo e São Francisco

3 de outubro de 2018

A segunda etapa do programa de castração de cães e gatos (machos e fêmeas) em Francisco Beltrão será realizada na semana de 22 a 26 de outubro no bairro Novo Mundo, onde também serão atendidos animais de moradores do bairro São Francisco. A estrutura do castramóvel será montada em frente ao centro comunitário. O limite de atendimento é de 300 animais. Os procedimentos e a medicação são gratuitos, visto que o programa é coordenado pela administração municipal, através da secretaria municipal de Saúde. Os animais também são chipados para a identificação oficial.

O médico veterinário Arnaldo Donatti, responsável técnico pelo projeto, enfatiza que só serão esterilizados animais de moradores dos bairros Novo Mundo e São Francisco. Para tanto os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente no setor de Vigilância Sanitária da prefeitura. No momento da inscrição devem apresentar a Identidade, CPF, comprovante de residência e o Número de Inscrição Social (NIS), visto que são atendidas somente famílias de baixa renda, que não tem condições de pagar pela castração. As Ongs também são priorizadas. O período de inscrições já está aberto.

A castração, além de prevenir doenças, ajuda a controlar a quantidade de animais, que muitas vezes vão parar nas ruas. São atendidos somente animais que vivem em domicílios. Os de rua serão atendidos posteriormente, quando entrar em funcionamento o Centro Integrado de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal, que está em fase de construção. A primeira etapa do castramóvel foi realizada no bairro Padre Ulrico. Agora chegou a vez do Novo Mundo e do São Francisco. Novas etapas serão realizadas em outros bairros.