Capacitação para profissionais de beleza

3 de maio de 2018

O setor de inspeção sanitária da Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão vai promover no dia 11 de junho o curso sobre legislação sanitária para profissionais de salões de beleza e autônomos que atuam nas áreas de estética, cabeleireiros e manicures. O objetivo é capacitar esses profissionais para a regularização da atividade e do estabelecimento, bem como instruir sobre as exigências dos órgãos de fiscalização.

Conforme a inspetora sanitária Thalita Schmoller, estufas em salões de beleza e de estética estão proibidas desde 2013. A esterilização dos equipamentos deve ser feita em autoclave. “A mudança se dá devido a ineficácia das estufas em combater agentes microbiológicos e patogênicos nos materiais. A autoclave se torna indispensável nesse processo porque atinge uma temperatura de até 140 graus em pressão úmida, o que diminui as chances de sobrevivência dos microrganismos”, explica Thalita.

Segundo ela, algumas doenças podem ser transmitidas pelo uso desses utensílios sem a esterilização correta, principalmente as hepatites B e C, fungos e até HIV. Esclarece ainda que os estabelecimentos que já foram notificados e não estiverem esterilizando seus materiais de forma correta, ficam sujeitos a penalidades como multa e até a interdição. Por isso é importante a participação no curso, que é gratuito, para que todos estejam cientes da regulamentação estadual.

O curso será realizado no dia 11 de junho, a partir das 14h00, no auditório da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec). A duração é de três horas. As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor na rua Elias Scalco, 405, bairro Luther King, próximo do Colégio Mário de Andrade. Informações complementares pelo telefone: (46) 3524-6457.