Campanha incentiva o aleitamento materno

12 de julho de 2019

A administração municipal de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, está realizando a Campanha Municipal de Aleitamento Materno, que promovida todos os anos pela prefeitura. Os registros fotográficos das mães participantes e seus bebês foram feitos nesta semana. O principal objetivo é incentivar as mulheres a amamentar seus filhos.

O tema mundial da campanha neste ano é “Empoderar mães e pais – favorecer a amamentação”. Nesse sentido, os companheiros, pais, avós, tios, irmãos, profissionais de saúde e todos aqueles que incentivaram e apoiaram as mulheres no processo da amamentação foram convidados a participar da sessão de fotos. As mamães e bebês foram selecionados pelas unidades de saúde e amamentam seus filhos apenas com leite materno.

Segundo a fonoaudióloga Aline Schmatz, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e coordenadora da campanha, a amamentação exige dedicação das mães aos seus filhos. “Momentos de autocuidado como esses são importantes para valorizar a dedicação e garantir momentos prazerosos para as mamães”, comenta Aline.

As fotos estarão disponíveis para votação do dia 5 de agosto, a partir das 08h00 da manhã, até o dia 9 de agosto ao meio dia, na página do facebook da prefeitura. Cada conta de facebook terá direito de votar nas fotos da mãe com bebê até seis meses de idade e com bebê maior de seis meses. A divulgação dos ganhadores e encerramento da campanha acontecem no dia 09 de agosto, às 15h00, no plenário da Câmara de Vereadores. As duas mães que receberem maior votação ganharão um ensaio fotográfico.

A equipe envolvida na campanha também é coordenada pela enfermeira Ana Paula Valandro, da secretaria municipal de Saúde, que prestou auxílio para as famílias durante os ensaios fotográficos e na preparação das mães. “Enquanto as mamães estavam recebendo cuidados nos cabelos e maquiagem, nossa equipe ajudava inclusive a tomar conta dos bebês”, diz Ana Paula. Os cliques são do fotógrafo Eduardo Raicicki, do estúdio Foto Iris. As mamães receberam cuidados especiais nos cabelos da equipe da Bioextratus, além da maquiagem proporcionada pela equipe do Senac.