Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Campanha de vacinação contra o sarampo

Publicado em

Começou nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro e prossegue até o dia 13 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.  O Dia D de mobilização será no próximo sábado, 15 de fevereiro. A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão informa que devem tomar a vacina crianças e adultos com idade entre 05 e 59 anos. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, com atendimento das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. No caso do Centro de Saúde da Cango o atendimento vai até as 19h00.

         No Dia D da campanha, próximo sábado, o atendimento será prestado nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Padre Ulrico, Pinheirinho, Sadia, São Miguel e Vila Nova, no horário das 08h00 ás 17h00.  A secretaria informa que para a faixa etária dos 05 aos 19 anos e de 30 a 59 anos a vacinação acontece de forma seletiva, ou seja, de acordo com o histórico vacinal.

       Para a faixa etária de 20 a 29 anos a vacina ocorre independente do histórico vacinal. Para a faixa etária de 01 a 29 anos são necessárias duas doses da vacina com os componentes sarampo, caxumba e rubéola, com intervalo mínimo de 30 dias. A partir de 30 anos é necessário apenas uma dose da vacina com o componente sarampo.

        O Sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade. O vírus do Sarampo pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia.

       Após 20 anos sem registro de casos, o Paraná confirmou em julho de 2019 o primeiro caso da doença. Considerando que a circulação do vírus do sarampo permanece ativa no Estado, existe a necessidade de proteger a população contra a doença. Em Francisco Beltrão nenhum caso foi confirmado até o momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.