Campanha de castração de cães e gatos

16 de maio de 2018

Na próxima semana a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Saúde, dará início ao projeto de esterilização cirúrgica de cães e gatos. De segunda a sexta-feira, período de 21 a 25 de maio, 300 cães e gatos serão esterilizados. O Castramóvel vai atuar no bairro Padre Ulrico, no espaço onde funciona a Garagem Municipal. Serão atendidos 250 animais. Outros 50 serão esterilizados na clínica da empresa Campo e Lavoura.

Todos os procedimentos, bem como a medicação necessária, serão oferecidos gratuitamente. Os animais também serão chipados para que tenham a identificação oficial. A castração, além de prevenir doenças, ajuda a controlar a quantidade de animais, que muitas vezes vão parar nas ruas.

Para o prefeito Cleber Fontana a medida faz parte das ações da administração municipal na área de saúde pública. “É uma medida necessária porque muitas pessoas não tem condições de pagar pelo procedimento e precisam deste apoio do poder público”, comenta o prefeito. Cleber também explica que o projeto faz parte de um conjunto de medidas que serão colocadas em prática e incluem o Centro de Zoonoses, que deve entrar em funcionamento no segundo semestre.

O médico veterinário Arnaldo Donatti, responsável técnico do projeto, explica que os animais que serão esterilizados nesta primeira etapa já foram cadastrados, com prioridade para famílias carentes (que integram o cadastro social do município), Ongs e pessoas que abrigam animais que são atendidos por Ongs.

Os cadastros para as próximas etapas, que serão realizadas em diversos outros bairros, devem ser feitos  no setor de Vigilância Sanitária da prefeitura ou com as agentes comunitárias de saúde. Ele também explica que não serão atendidos animais de rua, somente aqueles que vivem em domicílios. Os de rua serão beneficiados futuramente, através do Centro de Zoonoses. O lançamento oficial do programa será nesta segunda-feira, dia 21, às 09h00, no bairro Padre Ulrico, quando iniciam as atividades do Castramóvel.

Animais fazem parte das famílias

O ser humano e os animais, principalmente cães e gatos, têm sua relação mais próxima com o passar dos anos, devido as mudanças culturais e de hábitos. Essa aproximação traz muitos benefícios para a população que tem o animal como companheiro, parte da família, principalmente para saúde, como por exemplo redução de estresse e estímulo de atividades físicas.

Em contrapartida, o crescimento indiscriminado da população de cães e gatos gera implicações sanitárias, sociais e humanitárias. Segundo a Sociedade Mundial Para a Proteção dos Animais (WSPA), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, poderá dar origem a 6000 descendentes. Uma gata, em apenas 2 anos, poderá deixar 2000 descendentes.

A superpopulação de cães e gatos em centros urbanos ocasiona inúmeros problemas: transmissão de zoonoses como raiva, leptospirose, leishmaniose, entre outras; agressão envolvendo pessoas ou outros animais; contaminação ambiental por dejetos e dispersão de lixo; distúrbios de trânsito como determinantes de acidentes e atropelamentos; danos à propriedade pública ou particular.

Em Francisco Beltrão, no ano de 2017, foram realizados 341 atendimentos anti-rábicos. Na maioria dos casos a espécie do animal agressor foi a canina, seguido da espécie felina. Considerando o município possui uma população considerável de animais que vivem sobre vulnerabilidade e pensando no bem estar animal, onde cada cão e gato possa estar inserido em uma família, recebendo todo amor e cuidado que merecem, além da questão das zoonoses, está sendo adotado o projeto de esterilização.