Beltrão vacina contra o Sarampo

18 de novembro de 2019

Nesta segunda-feira, dia 18, começou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para adultos não vacinados com idade entre 20 e 29 anos. O Dia D da mobilização nacional será em 30 de novembro, um sábado, quando a campanha será encerrada. A primeira etapa, realizada em outubro, foi dirigida para as crianças.

      Em Francisco Beltrão a secretaria municipal de Saúde disponibilizou a vacina em todas as unidades de saúde. Nesta faixa etária, dos 20 aos 29 anos, o número de casos confirmados é expressivo. Quando procurar a unidade de saúde, a pessoa deve apresentar a caderneta de vacinação e documento pessoal. Porém, se não tiver carteira de vacinação, também deve procurar as unidades de saúde. Todas as unidades de saúde da  cidade e do interior do município terão a vacina disponível durante a campanha. O horário de atendimento destas unidades é das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

        O Sarampo é uma doença infecciosa e aguda. É transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento de erupções avermelhadas até quatro dias após. 




Pular para o conteúdo