Beltrão cria comissão de acompanhamento do Coronavírus

17 de março de 2020

Uma reunião coordenada pelo prefeito Cleber Fontana na tarde de segunda-feira (16) com profissionais do setor de saúde tratou das ações adotadas em Francisco Beltrão relacionadas ao Coronavírus. “Não temos nenhum caso suspeito em nosso município, mas é importante estarmos preparados e alinharmos todos os setores de saúde para que estejam preparados para o atendimento e principalmente para a continuidade das ações de prevenção”, enfatizou o prefeito.

Participaram do encontro dirigentes e profissionais da 8ª Regional de Saúde, secretaria municipal de Saúde, Hospitais Regional, São Francisco e Ceonc,  Samu, Upa 24 Horas, Centro de Saúde da Cidade Norte e o Centro Regional de Especialidades (CRE). Foi criada uma comissão de acompanhamento que se reunirá diariamente para avaliar a situação. Tudo será acompanhado pelo prefeito Cleber e pelo vice-prefeito Antonio Pedron. A estrutura de saúde do município está empenhada nas ações e orientando a comunidade, assim como os hospitais e outros setores ligados à saúde.

Orientações sobre Doenças Respiratórias (Coronavírus e Gripe)

Doença causada por vírus transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, semelhante à maneira da influenza ( gripe) .

Sintomas : O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar

Caso suspeito de Coronavírus: Febre e pelo menos mais um do sintoma: tosse, dificuldade para respirar, ter tido contato próximo com caso suspeito ou confirmado de Coronavírus, histórico de viagem para área de transmissão nos últimos 14 dias.

O que fazer nos casos suspeitos: Procurar serviço de saúde, usar equipamento de proteção individual, permanecer em quarentena pelo período de 14 dias, respeitando o atestado médico.

Como prevenir Doenças respiratórias (Influenza/ Gripe/ Coronavírus)

– Higiene frequente das mãos com água, sabão ou preparação alcoólica;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

-Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;

– Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Manter ambientes arejados;

– Não compartilhar copos, xícaras, narguilé, cigarro eletrônico, chimarrão e tererê, que devem ser de uso individual;

– O uso de máscara é aconselhado somente caso tiver algum sintoma respiratório;

– Caso tenha viajado para alguma área de risco nos últimos 15 dias fique alerta para o surgimento de sinais e sintomas (febre, tosse, dificuldade respiratória)  e procure atendimento médico;.

– Procurar as unidades de saúde para atendimento somente se necessário, evitando assim contato com possíveis casos suspeitos de coronavírus.