Beltrão celebra o dia municipal da Fibromialgia

12 de maio de 2020

Nesta terça-feira, 12 de maio, é celebrado em Francisco Beltrão o Dia Municipal da Fibromialgia. A data foi instituída em 2019, através da lei 4.691, de autoria do vereador Paulo Grohs, aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito Cleber Fontana. A iniciativa atende um pleito do Núcleo Sul Fribromiálgico. A data também é estabelecida no calendário nacional.

Nenhum evento foi marcado para evitar aglomerações, atendendo as medidas de prevenção do coronavírus. A fibromialgia é uma síndrome de causas ainda desconhecidas. Ela provoca dores fortes por todo o corpo durante muito tempo, sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões. Isso acontece devido a uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro.

A partir da aprovação da lei os portadores da doença no município passaram a ter preferência no atendimento nas empresas públicas e privadas, a exemplo dos idosos, deficientes e gestantes. Também passaram a ter direito de estacionar em vagas preferenciais.

No caso do estacionamento, devem procurar o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) portando documentos pessoais, comprovante de residência e o atestado médico que comprova a doença. Com estes dados é emitido um cartão pelo órgão do trânsito para autorizar o benefício de vagas preferenciais.

Em relação ao atendimento preferencial nas empresas públicas e privadas, o cartão é emitido pela secretaria municipal de Saúde. Também é preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e o atestado médico. Embora existam centenas de pessoas com a doença no município, até o momento foram solicitados somente 21 cartões na secretaria de Saúde.