Ambulatório de fisioterapia treina cuidadores

6 de fevereiro de 2019

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão promoveu um treinamento dirigido para os cuidadores de pacientes atendidos no Ambulatório Municipal de Fisioterapia, que funciona no Centro de Saúde do bairro Cango. Foram repassadas informações relacionadas aos cuidados com os pacientes e com a saúde destes profissionais.

Participaram cuidadores de 10 pacientes que são atendidos pelo ambulatório. A ministrante foi a fisioterapeuta Cassiane Merigo do Nascimento, coordenadora do ambulatório. A secretária municipal de Saúde, Aline Biezus acompanhou a atividade. Cassiane destaca que o cuidador tem papel importante no tratamento de pacientes debilitados.

“O cuidado se estende além da fisioterapia e tem continuidade nas casas dos pacientes. Por isso os cuidadores precisam se qualificar para auxiliar no tratamento. Outro aspecto importante é a atenção à saúde destes profissionais, pois eles estão sujeitos a lesões e doenças relacionadas ao cuidado destes pacientes”, completa Cassiane.

O Ambulatório foi inaugurado em agosto de 2018. Atende pessoas com dificuldades de locomoção, cadeirantes e acamados. Inclusive possui serviço próprio de transporte para estes pacientes. A estrutura é mantida pela administração municipal, através da secretaria de Saúde.