Alerta contra a Dengue

19 de janeiro de 2017

A cidade de Francisco Beltrão volta a ficar em estado de alerta em relação a dengue. Neste ano foram notificados 14 casos, embora nenhum confirmado oficialmente por meio de exame de laboratório. O Levantamento Rápido do índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA), realizado este mês em todos os bairros, apontou resultado médio de 3,8%, o que significa estado de alerta. O índice a partir de 4% evidencia risco de surto, principalmente de dengue.

De acordo com a enfermeira Tania Lise, coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, o que mais preocupa é que a maior incidência de focos está nas residências e não em terrenos baldios. São pneus, latas, garrafas, vasos, entulhos e outros materiais em locais habitados. Segundo ela, isso mostra que a população não vem atuando de forma eficaz no combate ao aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus

Mutirões

Os principais problemas foram verificados nos bairros Padre Ulrico, Vila Nova, Presidente Kennedy e Jardim Seminário. Uma das ações será o mutirão para a coleta de materiais descartados. A ação envolverá as secretarias de Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente. O primeiro será nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, durante todo o dia, no bairro Padre Ulrico. Nas próximas semanas o mutirão chegará aos demais bairros, priorizando aqueles com maior incidência do mosquito.

Tania explica que será feita somente a coleta de materiais que acumulam água, caso de latas, garrafas, pneus, recipientes plásticos, lonas e sucatas. Enfatiza que móveis, madeiras, restos de materiais de construção, produtos eletrônicos e galhos de árvores não serão recolhidos. Os moradores devem colocar os materiais na frente das residências que as equipes da prefeitura farão a coleta e darão a destinação correta para estes materiais.