Agente de Saúde são capacitados sobre doação de medula óssea

5 de outubro de 2018

Nesta quinta-feira, 04, a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão realizou uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Foram repassadas orientações sobre a importância da doação de medula óssea, já que 06 de outubro é o dia Nacional do Doador de Medula Óssea.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Aline Biezus, estes profissionais são os maiores multiplicadores de informações sobre saúde. “Os ACS e ACE estão diariamente em contato com a população durante suas visitas domiciliares e fazem o repasse de informações com mais rapidez e eficácia”, comenta Aline.

Ministraram o treinamento servidores do Hemonúcleo, o enfermeiro Julio Cesar Mattias do Nascimento e a bioquímica Mardjori Helmann, que explicaram o processo de cadastramento no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), a compatibilidade da medula do doador com o receptor e o processo de doação, desmistificando e esclarecendo a respeito de transplante de medula.