Açãoes de combate ao Aedes são intensificadas

19 de setembro de 2017

Devido as altas temperaturas registradas nas últimas semanas e a aproximação do período mais quente do ano, o setor de combate a endemias da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. São procedimentos de orientação e fiscalização em toda a cidade.

A coordenadora do setor, Tania Lise, explica que, embora o mais recente Levantamento do Índice de Infestação tenha sido satisfatório, de apenas 0,7%, é fundamental o apoio da população para que o trabalho tenha êxito. “O combate ao aedes é uma missão que deve ser exercida por todos e não somente pela nossa equipe. Em Beltrão estamos satisfeitos com esta contrapartida da comunidade, mas é preciso que continue”, enfatiza Tania.

Também alerta que está sendo cumprida a Lei Municipal 3.974, de 2012, que estabelece as medidas de prevenção e de controle da transmissão de doenças e da atenção primária à saúde. Dentre outras determinações, prevê a aplicação de multa para quem for notificado a eliminar focos do aedes e não cumprir. As multas variam de R$ 480,00 a R$ 1.140,00. Sugestões, reclamações ou denúncias podem ser feitas pelos telefones (46) 3524-2415 ou 3524-0269.

Casos notificados

Neste ano foi registrado apenas um caso de dengue em Francisco Beltrão, no mês de junho. De acordo com os números oficiais, em 2017 foram notificados 169 casos de dengue, com 152 já descartados e apenas um confirmado. Em relação a zíka vírus, são 4 casos notificados e 3 descartados. Sobre a chikungunya, são 4 notificações e todas descartadas.