Saúde vai unificar trabalhos de ACS e ACE

23 de abril de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão vai realizar a integração das funções dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A medida é baseada em normativas do Ministério da Saúde que estabelece através da Portaria 2.436/2017 que a integração é condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população.

Alguns municípios do Paraná já iniciaram o processo e estão obtendo resultados positivos. Exemplos bem sucedidos já são observados em Ubiratã, Matelândia e Munhoz de Melo. Inclusive uma equipe da secretaria de Saúde de Francisco Beltrão esteve em Ubiratã para conhecer este procedimento antes de iniciar a implantação no município.

Francisco Beltrão possui 44 agentes de combate a endemias. Cada profissional é responsável por visitar uma média de 800 a 1.000 imóveis a cada dois meses, realizando vistorias e orientações de combate a dengue. Também possui 168 agentes comunitários de saúde. Cada um deles visita cerca de 200 imóveis mensalmente, atendendo as famílias cadastradas, onde acompanham e orientam grupos vulneráveis como crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Com a unificação das duas categorias, somam-se 212 agentes de saúde que serão capacitados para o desenvolvimento de ações de promoção a saúde, prevenção a doenças e combate à dengue. No inicio deste ano a secretaria municipal de Saúde iniciou um projeto piloto na  Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro São Miguel, para vivenciar na prática o processo de  integração e unificação. No bairro havia apenas uma agente de combate a endemias e oito agentes comunitários de saúde.

Com a unificação os nove profissionais foram capacitados para a realização de visitas domiciliares, com especial na atenção às pessoas com agravos e condições que necessitem de maior número de visitas. “Desta forma é possível programar melhor as visitas, além de ter mais tempo para fazer a vistoria do quintal, conhecermos melhor a família, ter um contato mais amplo, resultando num trabalho de melhor qualidade” define a ACS Jussara de Moura.

“Com esta unificação dos serviços ficou bem melhor, porque antes a ACE fazia uma visita rápida. Agora a ACS Francieli nos conhece melhor e fica mais fácil nos orientar e vistoriar o pátio da casa. Com certeza será melhor desta maneira”,  comenta a moradora Leonice de Lima Brandieli, do bairro São Miguel.