Resgate dos costumes e tradições da Páscoa

31 de março de 2018

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo.

A data é comemorada anualmente 40 dias após a quarta-feira de cinzas. Dentro do cristianismo, diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira diferente. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa (período conhecido como Quaresma) os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Na escola municipal Recanto Feliz de Francisco Beltrão foram desenvolvidas várias atividades para resgatar os valores da Páscoa. Uma das mães de alunos decidiu realizar um trabalho voluntário com as crianças. Ana Léia Richthcik, dedicou duas semanas para ir até a escola ensinar as crianças a pintar casquinhas de ovos para encher com cri-cri. “Eu estava em casa fazendo um bolo e percebi que estava chegando a Páscoa, lembrei que quando era criança costumávamos pintar as casquinhas na escola e encher com cri-cri. Então decidi levar esta ideia até a escola onde meus filhos Carol e Lucas estudam”, conta Ana.

A diretora da escola, Maria de Fatima Izé Niclotte, acolheu a ideia e junto com a coordenação desenvolveram o projeto. “Pedimos para cada criança trazer duas casquinhas de ovos, a escola doou as tintas e pincéis, Ana ensinou as crianças a pintar, depois as professoras guardaram as casquinhas e na semana seguinte as crianças encheram com cri-cri doado pela escola e fecharam as casquinhas. Na quinta-feira o coelho da Páscoa esteve na escola para entregar os ovinhos para os alunos”, comenta Maria.

Todos os alunos das 51 turmas participaram da confecção dos ovos. Na quinta-feira a escola estava decorada para receber o coelhinho, ele entregou os presentes os ovinhos para as crianças e aproveitaram para tirar fotos.

 




Pular para o conteúdo