Humor no ônibus tem reconhecimento estadual

3 de abril de 2018

A diretora do Departamento de Cultura de Francisco Beltrão, Mariah Ivonete Silva, participou de reunião do Conselho de Cultura e do encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado, em Curitiba. Compareceram ao evento representantes de 250 municípios do Paraná, recepcionados pela equipe da Secretaria de Estado da Cultura e pelo secretário João Luiz Fiani.

A cultura de Francisco Beltrão foi destaque e teve um de seus trabalhos selecionados entre os melhores projetos culturais do Paraná no ano de 2017.  O escolhido foi “Humor no Ônibus”, desenvolvido no terminal rodoviário e dentro dos coletivos. Interpretado pelos atores Marco Aurelio Fraporte e Anselmo Hofstatera, os “Caipiras” trabalharam conversas, poesias, música e interação com os usuários do transporte coletivo, percorrendo a cidade e divertindo a população com histórias que relatam o dia a dia dos trabalhadores.

“O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar ao público  entretenimento, arte e cultura através do humor, possibilitando a inclusão artística na comunidade que utiliza o transporte público, especialmente para ir e voltar do trabalho e que tem pouco acesso a espetáculos culturais”, comenta Anselmo.

Mariah destaca que estes projetos e ações estão sendo realizados graças ao apoio e incentivo que a administração municipal tem dado ao Departamento de Cultura. Ela diz ainda que os projetos sociais colocados em prática  envolvem atividades culturais, que inclusive ajudam a tirar muitas pessoas da marginalidade.

“Cultura gera renda, emprego, inclusão, desenvolvimento e acima de tudo, gera futuro”, enfatiza Mariah. “Ficamos imensamente felizes por ter nosso projeto selecionado entre os melhores do Paraná. Certamente é uma conquista para a cultura do município que tem se empenhado na inovação e descentralização das ações culturais”, comemora a diretora.