Professores são capacitados sobre lousa digital

21 de junho de 2017

A secretaria municipal de Educação está realizando um curso de computador interativo para professores de escolas municipais. O curso é itinerante, com a utilização de equipamentos próprios das unidades de ensino. O trabalho é uma iniciativa do professor Alisson Fernando Severgnini, coordenador local do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo).

Segundo ele, o computador interativo com lousa digital é um equipamento distribuído para as escolas públicas pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. “Trata-se de um recurso tecnológico que visa a aprimorar o processo de ensino e aprendizagem por meio da tecnologia da informação e da comunicação”, explica Alisson.

O equipamento foi desenvolvido por universidades de Santa Catarina e de Pernambuco, sendo portátil e de fácil transporte. Possui portas USB, unidade leitora de DVD, projetor multimídia, teclado, mouse e demais componentes pertencentes à lousa digital. Mas, para a utilização do material, é necessário que os professores tenham conhecimento de seus recursos e das possibilidades que existem para elaboração de novas metodologias de ensino. “O curso tem duração de oito horas e apresenta aos professores da rede municipal de Francisco Beltrão as ferramentas disponíveis para utilização da lousa digital, bem como sua instalação e calibragem. Também demonstra de forma prática a utilização dos aplicativos de ensino inerentes ao computador interativo”, informa Alisson.

Ele também esclarece que em um segundo momento o curso se estenderá até a sala de aula, onde serão realizadas atividades com os alunos. Esta ação deverá ser registrada e enviada à secretaria de educação, pois integra parte da carga horária do curso.