Produtores de Soja são Homenageados em Beltrão

2 de junho de 2017

000_9928

Produtores de soja de Francisco Beltrão e dos demais municípios da microrregião foram homenageados na quinta-feira, dia 1º de junho, durante uma programação de palestras e entrega de certificados realizada no auditório do centro de eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. A atividade marcou o encerramento do V Concurso da Propriedade Destaque, cujo tema deste ano foi a Sucessão Familiar, e a VII Campanha de Redução de Perdas na Colheita da Soja. Participaram municípios que pertencem ao núcleo regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) de Francisco Beltrão.

A coordenação envolveu a SEAB, Instituto Emater, Departamento de Agropecuária da prefeitura de Beltrão, Adapar, Senar, Iapar, prefeituras, Associação Regional de Secretários da Agricultura, cooperativas e diversas empresas do setor agropecuário. Uma das palestras do seminário foi com Francisco Simioni, diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), da SEAB, que apresentou a conjuntura e cenários das culturas de soja e de milho. Outro tema abordado foi o monitoramento integrado de pragas e doenças.

Receberam certificados dez agricultores de propriedades modelos de Francisco Beltrão e um representante de cada um dos demais municípios. Os beltronenses receberam os certificados do vice-prefeito, Antonio Pedron, e da diretoria do Departamento de Agropecuária, Maria Lucia Matarezi. Foram homenageadas as propriedades deAltair Fabris, Ederson Luiz Iess, Elizandro Ramos Garbinatto, Bruno Citadin, João Roberto Tomé, Neodir Fochi, Sandro Maffi, Sidney Fieira, Valdair Nesi, Volnei Nesi.

Neste ano a comissão regional instituiu o tema para a Propriedades Destaques visando evidenciar aquelas onde a sucessão familiar já está implantada, dando continuidade às atividades produtivas mantendo o homem no campo. Cada comissão municipal escolheu uma propriedade onde as novas gerações já estão administrando. No caso da premiação regional, Diego Dalla Vechia e Francieli Zamboni Dalla Vechia, da Água Vermelha, foram os beltronenses premiados.

No trabalho de redução de perdas na colheita da soja foram colheidas amostras de 208 lavouras da região, que tiveram perda média de 0,79 saca por hectare ou 47 quilos por hectare. O percentual está abaixo do aceitável pela  Embrapa, que é de uma saca por hectare. Em 2010, quando a campanha iniciou, as perdas chegavam a duas sacas e meia por hectare. “Milhões de reais foram ganhos com esta campanha, melhorando a renda do agricultor e fortalecendo a economia regional. Este resultado só foi possível graças ao esforço dos técnicos, agricultores e empresas envolvidas no setor”, enfatizou Maria Lucia Matarezi.