Prefeitura esclarece sobre recursos da Saúde e comprova investimentos na MAC

6 de novembro de 2013

Rose Guarda: conta é para depósitos do Ministério da Saúde e pagamento de prestadores de serviços do Sus

Informações atualizadas sobre a movimentação de uma conta destinada ao recebimento de recursos da Média e Alta Complexidade (MAC) comprovam o investimento na área por parte da Prefeitura. Nesta semana, o vereador Cleber Fontana disse na tribuna da Câmara que o governo municipal não está investindo os recursos desta conta e insinuou a formação de um “caixa”.

“Esta é uma conta utilizada para o recebimento de recursos do Ministério da Saúde que nos são repassados todos os meses e que têm destinação específica, que é o pagamento dos nossos prestadores”, explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda. O dinheiro movimentado nesta conta serve para pagar, por exemplo, o ambulatório e as internações no Hospital São Francisco, os exames feitos nas clínicas e laboratórios conveniados ao Sus e também o CRE (Centro Regional de Especialidades).

Conforme demonstra o extrato atualizado da conta, boa parte dos R$ 3,1 milhões divulgados pelo vereador já foram pagos mediante a apresentação das faturas do hospital e dos laboratórios e clínicas conveniadas. “O extrato a que o vereador teve acesso é do saldo movimentado em quase todo o mês de outubro, e é um valor alto por contemplar os depósitos do Ministério da Saúde. Ao longo do mês, vamos faturando os serviços dos prestadores e pagando; hoje, por exemplo, ainda temos R$ 1,4 milhão na conta, dos quais cerca de um milhão será destinado para pagamentos”, elucida Rose.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto disse que a “preocupação do vereador é elogiável” e que a Prefeitura sempre está aberta para esclarecer dúvidas de lideranças e da população. “Temos, por exemplo, as audiências públicas quadrimestrais de prestação de contas que acontecem na própria Câmara e que são abertas à participação, inclusive do nobre vereador que preside a Comissão de Saúde da Câmara”, destacou.

Todas as informações referentes à movimentação de recursos do Ministério da Saúde com os municípios brasileiros pode ser conferida por qualquer cidadão através do portal do Fundo Nacional de Saúde, no site portalsaude.saude.gov.br.