Prefeitura e sindicato de professores mantêm diálogo sobre negociações

6 de novembro de 2013

Representantes do Sindicato e da Prefeitura mantiveram duas audiências nesta terça-feira para negociar o novo Plano de Carreira dos professores

Representantes da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Francisco Beltrão mantiveram duas reuniões nesta quarta-feira, dia de paralisação da classe. Os encontros foram para negociar avanços com o Sindicato, que cobra mais agilidade no estudo que vem sendo feito pela Prefeitura sobre o novo Plano de Carreira dos professores.

Uma reunião que já estava agendada com o prefeito Antonio Cantelmo Neto para o dia 12, próxima segunda, está mantida. Mas a comissão feita pela Prefeitura para estudar o Plano deve se reunir ainda esta semana com o Sindicato para debater os principais pontos da proposta. As aulas prosseguem normalmente na rede municipal de ensino a partir desta quarta-feira.

“O que a gente procura é o bom senso, um meio termo entre o que o Sindicato vê como ideal e o que a Prefeitura pode fazer sem comprometer o orçamento”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea, que mediou os encontros, já que Cantelmo Neto cumpria agenda em Curitiba.

Desde abril a Prefeitura vem negociando a formulação do plano com a classe dos professores e educadores infantis. Melhorias como o pagamento do piso nacional aos professores já estão definidas, no entanto, temas como a aposentadoria para quem tem jornada ampliada – professor concursado com 20 horas/semanais mas que cumpre 40 e só recolhe encargos sobre as 20 – e a quantidade de classes por avanço horizontal ainda estão sendo melhor analisadas pela Prefeitura. O compromisso é de enviar até 20 de novembro o Plano para análise da Câmara de Vereadores.