Prefeitura e Cooperhaf debatem programa de habitação rural com agricultores

7 de novembro de 2013

Scirea, neto e Daniela durante a reunião de sensibilização dos agricultores interessados em participar do programa

Famílias de agricultores de diversas comunidades do interior de Francisco Beltrão conheceram nesta quinta-feira o Programa de Habitação Rural desenvolvido pelo governo federal em parceria com a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar, a Cooperhaf.

Na abertura do encontro, a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi, disse que o tema da habitação é uma das grandes conquistas das pessoas do campo. “Sempre houve incentivos do governo para construir um galpão, uma estrebaria ou chiqueiro, mas a política para edificação de casa é relativamente recente e deve ser bem aproveitada”, destacou Daniela. Pelo programa de habitação rural, é possível construir uma residência a partir de 48m2 com subsídio governamental de R$ 28 mil, quase o valor total da obra.

Em Francisco Beltrão, a intenção do governo municipal é atender a demanda de 130 casas, número referente ao cadastro já realizado pelas famílias interessadas. Tanto o prefeito Antonio Cantelmo Neto quanto o vice, Eduardo Scirea, reconheceram a necessidade de oportunizar melhores condições também para quem vive no interior.

O casal Palviro e Metilda Leão reside em uma casa de madeira na Nova Secção, e espera mudar de vida com o programa. “O que a gente quer é fazer uma casa nova pra morar”, afirmou. O presidente da Cooperhaf Paraná, Elizandro Krajczyk, também participou do encontro orientando os agricultores, que agora devem encaminhar a documentação para aprovação da Caixa.