Prefeitura certificará 100 empresas que mais arrecadam ICMS

15 de maio de 2014

Secretária Jovelina Chaves (Semdetec) e Luiz Geremia (Finanças): evento visa reconhecer maiores contribuintes do imposto

Um evento promovido pela Prefeitura na próxima segunda-feira irá reconhecer as empresas de Francisco Beltrão que mais arrecadam ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços. A cerimônia ocorrerá às 19h30 no auditório da Unipar, quando será divulgado o ranking de classificação das empresas.

A iniciativa é das secretarias de Finanças e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e visa reconhecer a contribuição das empresas. “São empresas que merecem nosso reconhecimento por estarem cumprindo a legislação e contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do município”, afirma a secretária Jovelina Chaves.

O ICMS é um imposto pago ao governo do Estado em que 25% é destinado a um “bolo” que é dividido posteriormente entre os municípios de acordo com seus índices, segundo explica o fiscal tributário da Prefeitura, Aires de Oliveira. “O ICMS é arrecadado quando as pessoas compram qualquer mercadoria ou serviço, seja na indústria ou comércio, e que uma parte retorna ao município de origem”, diz Aires de Oliveira, do setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura.

Neste ano, Beltrão deverá receber mais de R$ 31 milhões em retorno do ICMS, número que coloca o município na liderança regional em arrecadação do imposto.