Prefeito Neto sanciona o Plano de Carreira e diz que conquista é dos servidores

14 de outubro de 2013

Prefeito Neto sanciona o projeto que estabelece o Plano de Carreira para os servidores municipais, observado por Saudi Mensor, Paulo Grohs, Eduardo Scirea, José Carlos (atrás), Carlos Andrade, Osni Savi e Wagno da Silva

Durante a sanção do Plano de Carreira dos servidores da Prefeitura de Francisco Beltrão, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) classificou a conquista como “um grande passo para o funcionalismo público” e agradeceu todos os envolvidos. “Está aqui uma grande conquista para o Município, mas principalmente para os servidores, que agora estarão respaldados por um plano confiável para seguir a carreira no funcionalismo público municipal”, afirmou Cantelmo Neto.

O Plano de Carreira foi sancionado nesta segunda-feira, no gabinete da Prefeitura. Secretários municipais, vereadores e representantes do Sindicato dos Servidores acompanharam a assinatura do projeto de lei, já aprovado pela Câmara e que passará a valer a partir de janeiro de 2014.

Com o plano, servidores terão critérios objetivos de avanço na carreira por tempo de serviço e progressão nos estudos. O servidor que se aperfeiçoar durante o tempo em que estiver trabalhando terá até três avanços (de 10%, 12% e 18%) que somados chegam a 40% do salário base. Além disso, foi ampliada a quantidade dos avanços bianuais, em que os funcionários terão acrescidos 2% a cada dois anos até o fim da carreira, e a equiparação salarial de várias categorias, que chegam até 63%.

O plano também assegura benefícios já adquiridos pelos servidores, como os avanços quinquenais, a cesta básica para quem recebe até dois salários mínimos e licença prêmio para cada cinco anos de trabalho. “É um plano que valoriza as pessoas”, resumiu o vice-prefeito, Eduardo Scirea (PT).

Em entrevista, o presidente do Sindicato dos Servidores, José Carlos Kniphoff, lembrou que o Plano de Carreira é altamente vantajoso para a categoria. “É um plano muito bom, que contempla todos os servidores com o reconhecimento, principalmente para quem se aperfeiçoar”, disse. A Prefeitura possui cerca de 1.800 servidores de carreira.

O prefeito Neto ressaltou que a elaboração e sanção do plano “só foi possível graças ao entendimento de ambas as partes”, referindo-se aos servidores e Prefeitura. O plano vinha sendo elaborado desde março e negociações foram feitas com os servidores em agosto. “Conseguimos fazer um plano que agradou aos servidores e que é perfeitamente aplicável”, sintetizou Neto.

Há mais de 20 anos que os servidores reivindicam um plano de carreira, proposta que já chegou a ser reprovada pela Câmara em 2011 a pedido do sindicato. Com o plano, que não contempla os cargos comissionados, o impacto na folha de pagamento será de cerca de R$ 3 milhões a mais no próximo ano.