Praça recebe busto do pioneiro Darci Zancan

19 de dezembro de 2018

O ex-vereador e pioneiro beltronense Darci Zancan, falecido no dia 20 de dezembro de 2009, aos 67 anos, será homenageado nesta quinta-feira, 20 de dezembro, quando são completados nove anos do falecimento. A Praça Darci Zancan, localizada na rua Maringá, bairro Vila Nova, receberá um busto do ex-vereador. A iniciativa é da família, com o aval da administração municipal. A cerimônia será às 09h30, reunindo autoridades, familiares e amigos do homenageado.

Zancan residiu por 60 anos no bairro Vila Nova. Cumpriu dois mandatos de vereador em Francisco Beltrão, de 1977 a 1982 e de 1983 a 1988. Concorreu novamente na eleição de 2000, ficando suplente. No exercício do mandato presidiu o Poder Legislativo. Também foi presidente dos partidos políticos PSDB e PTB e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em duas gestões, na década de 1990.

Zancan presidiu a Associação de Moradores do Vila Nova, o Sindicato dos Comerciários, o CTG Recordando os Pagos e a Sociedade Esportiva e Recreativa Torino. Foi o primeiro presidente da Rede Forte de Supermercados, um dos fundadores  da cooperativa de crédito Cresud. Também foi acionista fundador do Jornal de Beltrão, dentre muitos outros trabalhos voluntários.

Nascido em Paraí (RS), Zancan deixou a esposa, Mercedes Marcello Zancan, quatro filhos: Luiz Carlos, Claudimir, Sônia e Wagner; e 5 netos. Chegou com os pais em Francisco Beltrão em 1948, na época Vila Marrecas. Trabalhou na agricultura e na cerealista do empresário Osmar Brito. Na sequência  abriu seu primeiro comércio no bairro Vila Nova, nos anos 70. Em junho de 2007 recebeu a notícia de que estava com câncer, doença que causou a sua morte em 20 de dezembro de 2009.