UTFPR amplia campus de Beltrão e anuncia agronomia

26 de abril de 2019

Nesta sexta-feira (26) foi inaugurado mais um bloco no campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O novo prédio tem 4.300 m2 e recebeu investimentos de R$ 6,5 milhões. São 4 pavimentos com 7 laboratórios, 23 salas para professores e para aulas, ambulatório, ambientes administrativos e para aulas de pós-graduação.

Dentre as autoridades que prestigiaram o ato compareceram o prefeito Cleber Fontana, o vice-prefeito Antonio Pedron, o deputado estadual Wilmar Reicchembah e o reitor da universidade, Luiz Aberto Pilatti, além de representantes de diversos outros segmentos da sociedade, professores, servidores e alunos.

Durante pronunciamento, o prefeito Cleber comentou sobre as parcerias da UTFPR com a administração municipal e com  os segmentos organizados de toda a região. “Aqui temos um modelo de ensino que deu certo e toda a nossa comunidade ganha com o crescimento da universidade”, disse o prefeito.

O reitor Pilatti comentou que dos 13 campus que a universidade possui, as melhores parcerias acontecem em Beltrão. “A UTFPR está crescendo num momento em que a maioria das universidades pública passam por dificuldades no país. Isso é mérito do trabalho integrado com o poder público, com a comunidade e o empenho de todos os nossos servidores”, relata Pilatti.

Para o deputado Reichembach, a UTFPR trouxe desenvolvimento para a região desde a sua instalação. “A partir da chegada desta universidade houve uma grande evolução do ensino em nossa região”, definiu o deputado. Sobre a ampliação, destacou que “o investimento é na estrutura física, mas o impacto positivo se dá na educação”, disse o parlamentar.

O professor Alexandre Alfaro, diretor do campus, lembrou que o novo prédio começou a ser construído em 2013 e agora foi concluído, dando melhores condições de trabalho e contribuindo para a expansão da universidade. “Este espaço era o sonho de muitos e muda completamente a estrutura do nosso campus”, falou Alfaro.

Melhorias no acesso

Nos últimos meses a Prefeitura de Francisco Beltrão investiu com recursos próprios mais de R$ 2 milhões na recuperação do acesso à universidade. Além do asfalto novo, também estão em construção as calçadas, compartilhadas com ciclovia, e o passo seguinte será a iluminação. “O investimento é alto, mas vale a pena porque isso é acreditar na educação”, relatou o prefeito.

O reitor Luiz Alberto PIlatti aproveitou o momento para agradecer a administração municipal por atender este pleito. “Como contrapartida a este investimento realizado pela prefeitura vamos viabilizar novos cursos para Francisco Beltrão. Agradecemos o prefeito Cleber e toda a sua equipe por realizar esta obra que aguardávamos há vários anos”, disse o reitor.

Curso de Agronomia confirmado

Pilatti também confirmou oficialmente que o curso de agronomia será implantado em Francisco Beltrão a partir de 2020, com o primeiro vestibular sendo realizado no segundo semestre deste ano. Enfatizou que havia uma grande disputa pelo curso, mas decidiu premiar o campus de Francisco Beltrão, beneficiando desta forma todo o Sudoeste.

A frente de honra foi composta pelas seguintes autoridades:

Prefeito  Cleber Fontana; deputado estadual Wilmar Reichembach; Luiz Alberto Pilatti, reitor da UTFPR; vice-prefeito Antonio Pedron; Alexandre Alfaro, diretor do campus; Sandroney Fochesatto, pró-reitor de planejamento e administração; João Carlos Medeiros, diretor de planejamento e administração do campus, e Edson Júnior Vanin, engenheiro civil responsável pela obra.