TRANSPARÊNCIA – Prefeitura de Beltrão está entre as melhores do Paraná

17 de dezembro de 2020

       A prefeitura de Francisco Beltrão é a primeira colocada no Sudoeste e a quinta melhor do Estado no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) do Tribunal de Contas do Paraná. O índice de 2020 foi divulgado nesta quinta-feira (17) e recebido com muito orgulho por toda a equipe da administração municipal. 

      “É o fruto da transparência das nossas ações em todos os setores e do trabalho de nossa equipe. O reconhecimento pelas ações corretas. A conquista é de todos os nossos servidores, comprometidos com o trabalho, com a transparência e em bem servir a nossa comunidade”, destaca o prefeito Cleber Fontana. A meta da equipe agora é buscar a primeira posição em termos de estado. A nota atribuída para Francisco Beltrão é de 92, considerada excelente.

       O Índice de Transparência da Administração Pública é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O objetivo principal é que a administração pública do Estado possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. 

       Outro objetivo é que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e cada vez mais acessados. Além da transparência, o índice avalia pontos considerando a perspectiva do usuário comum, e não apenas do usuário conhecedor da máquina pública. Pressupõe-se que o cidadão tenha interesse por informações que afetem o seu cotidiano, caso do número de vagas e a fila de espera nas creches e a disponibilidade de medicamentos nos postos de saúde, dentre outras questões.  Além disso, o site das prefeituras deve ser fácil de usar e de entender. Através desta iniciativa, o Tribunal de Contas detectou uma oportunidade para fortalecer os laços do poder público com a sociedade. 




Pular para o conteúdo