Scirea e Assis debatem implantação da Embrapa em Beltrão

21 de janeiro de 2014

Scirea, Roberson, Viro, Assis e Cambui observam a planta de uma das escolas do governo federal viabilizadas com a colaboração do deputado

A articulação para instalação de uma unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na região esteve entre os temas debatidos pelo prefeito em exercício de Francisco Beltrão, Eduardo Scirea, ao receber o deputado federal Assis do Couto, nesta terça-feira (21). Um movimento envolvendo diversas instituições e municípios da região está pleiteando a instalação da unidade.

No mês passado, uma comitiva de lideranças foi à Brasília apresentar o projeto para ao Ministério da Agricultura. Assis, que juntamente com o deputado Nelson Meurer encaminhou uma emenda de bancada no valor de R$25 milhões para a construção da unidade, reforçou que a região deve se consolidar na realização de eventos agropecuários. “Temos visto iniciativas louváveis de instituições que realizam mostras de tecnologia e inovação para os agricultores”, disse.

A Prefeitura de Beltrão já está avaliando possíveis áreas para a instalação da unidade no município e especificando o projeto, que deverá ter como foco a agricultura familiar. “Estaremos servindo para a produção de inovação e tecnologia que devem estar disponíveis aos pequenos produtores”, destacou Scirea. A Embrapa é uma instituição pública de pesquisa que desenvolve tecnologia, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira.

Também estiveram na pauta do encontro outros assuntos em que há colaboração do deputado, como o calçamento da rua Pato Branco, no bairro Água Branca, que tem R$800 mil disponíveis. O centro de eventos do Alvorada e do Padre Ulrico, além de melhorias na quadra esportiva da linha Água Vermelha, foram debatidos na reunião.

O secretário de Educação, Viro de Graauw, o diretor Aldair Cambui e o vereador Roberson Fieira acompanharam o encontro.