Revista Istoé aponta Beltrão como melhor cidade do Brasil em atenção à juventude

8 de outubro de 2015

O ranking divulgado pela Revista Istoé no anuário As Melhores Cidades coloca Francisco Beltrão em primeiro lugar no quesito atenção ao jovem entre as cidades de médio porte brasileiras. O levantamento foi feito pela Austin Ratings e analisa o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios do país com base em indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais.

Segundo o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a premiação reflete a intensificação das políticas públicas do Município voltadas ao público jovem. “Ter um governo com o mote voltado à atenção ao ser humano implica em desenvolver ações estratégicas em áreas como o esporte, a cultura e educação que permitam aos jovens a inserção em atividades que lhes desenvolvam como cidadãos. E nossa gestão tem avançado muito nesta área”, afirmou o prefeito Neto nesta quinta-feira (8), quando recebeu integrantes do Clube do Proerd e Movimento Juvenil pela Unidade que estão promovendo as Olimpíadas pela Paz em Beltrão, no final de semana. .

Beltrão ainda ocupa boas posições em outros quesitos entre as cidades de médio porte, como em habitação (49ª do Brasil) e responsabilidade social (21ª), além de ser considerada a 64ª melhor cidade de médio porte do país.

Entre os principais motivos que levaram o município à conquista do ranking no quesito atenção ao jovem está a atuação do Centro da Juventude, inaugurado em 2013, e que atende cerca de 300 adolescentes entre 10 e 18 anos. No espaço, destinado ao atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, os participantes têm acesso a bens culturais e artísticos e participam de eventos esportivos, artísticos, culturais e tecnológicos que favoreçam ações de formação pessoal, profissional e política.

O Departamento de Cultura se destaca na atenção ao jovem oferecendo oficinas com foco em várias formas de expressão artística, como a dança, teatro, grafite, música e arte circense. Além disso, promove e apoia eventos que estimulam a ocupação de espaços públicos, como parques e praças. No esporte, a Prefeitura ampliou significativamente a oferta de modalidades através das escolinhas e hoje atende mais de 2.200 crianças e adolescentes.

O governo municipal também tem trabalhando em projetos que incentivam a sucessão familiar, garantindo a permanência de filhos de agricultores no campo, se dedicando e aperfeiçoando atividades produtivas como a leiteira, avícola e de grãos.