Projeto de contenção de cheias tem detonação de rochas

12 de fevereiro de 2020

Na manhã desta quarta-feira (12) aconteceu o primeiro desmonte de rochas no desemboque do túnel da obra de contenção de cheias de Francisco Beltrão, ao lado do rio Marrecas, no Conjunto Esperança. Todo o sistema de prevenção e de segurança montados funcionou e a detonação foi um sucesso, sem qualquer tipo de imprevisto.

O prefeito Cleber Fontana e o vice-prefeito, Antonio Pedron, que coordena o projeto, acompanharam toda a movimentação desde as primeiras horas da manhã. “Esse momento tem uma simbologia muito importante e passa a fazer parte da história do nosso município. Quando esse projeto for concluído vamos resolver um problema enfrentado há décadas pela nossa população”, comentou o prefeito Cleber.

Pedron enalteceu o trabalho de todas as equipes envolvidas, especialmente da prefeitura, da empresa Siton que executa a obra do túnel, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército, Polícia Militar e de outros segmentos. “Montamos um excelente plano de prevenção, que funcionou na prática. Com isso não tivemos nenhum tipo de problema”, disse Pedron. Moradores de um raio de 100 metros do entorno da obra deixaram o local como medida de segurança, mas logo após a detonação retornaram.

Outra detonação de rocha, no mesmo local, está prevista para esta sexta-feira (14), pela manhã. Possivelmente haverá mais uma na próxima semana. Procedimento semelhante também será feito nos próximos dias no início do túnel, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, mas as datas ainda não estão definidas. O túnel terá uma extensão de 1.187 metros, com 8 metros de diâmetro de capacidade de vazão de 237 metros cúbicos por segundo.