Produtos Sigma ganham o Brasil

12 de março de 2019

A partir de agora consumidores de todo o Brasil vão conhecer e consumir os produtos Sigma, fabricados em Francisco Beltrão. Até então a empresa Sigma Alimentos só podia comercializar no Paraná. Nesta terça-feira (12) o prefeito Cleber Fontana e o presidente do Consad, Renato Paulata, fizeram a entrega do certificado do Sisb/Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) para a direção e colaboradores da empresa, situada na comunidade de Nova Seção, interior do município. O certificado garante a qualidade dos produtos e abre as fronteiras do Paraná para a comercialização.

“Esta é mais uma importante conquista para Francisco Beltrão. Uma ação conjunta da empresa e da administração municipal garantiu que o sonho se tornasse realidade”, definiu o prefeito Cleber. Evandro dos Santos, um dos proprietários, relatou que além de ações na parte técnica, foi realizado um grande investimento em equipamentos e adequações sanitárias para conseguir a certificação. “É um momento histórico para a nossa empresa e cada colaborador foi importante para se chegar a esta conquista”, enfatizou.

O trabalho durou quase dois anos, com a participação da equipe técnica da empresa, secretaria municipal de Agricultura, Serviço de Inspeção Municipal e o Consad (Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local). Maria Lucia Matarezi, secretária municipal de Agricultura, informou que outras empresas estão se adequando em busca de certificação semelhante.

A unidade industrial da Sigma de Beltrão possui 172 funcionários. São abatidos 504 suínos diariamente. Produz uma linha de 35 produtos. A indústria já está em um novo processo de adequação de estrutura para aumentar o abate diário para mil animais, o que vai aumentar a geração de empregos e a produção. Não existe um prazo definido para que este projeto seja concretizado, mas já começa a ser colocado em prática.

Cleber anuncia asfalto

Na mesma cerimônia o prefeito Cleber Fontana confirmou que a prefeitura construirá com recursos próprios um trecho de asfalto na estrada que dá acesso à empresa. Trata-se de um local com cerca de 200 metros que possui calçamento mas, por ser íngreme, existe dificuldade para a saída de caminhões carregados. De acordo com o prefeito, devido a urgência deste asfaltamento, a prefeitura investirá recursos próprios. Inclusive autorizou a abertura do processo de licitação para contratar a empresa que executará o projeto.

Participaram da cerimônia as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; vice-prefeito Antonio Pedron; vereadora Maria de Lourdes Pazzini; empresários Evandro Carlos dos Santos e Lidomar Rubin, proprietários da Sigma; Claudio Masiero, gerente geral; Kelen Cavalli, gerente de produção; Paula Regina Rabelo Sbardelotto, coordenadora do setor de qualidade; Renato Paulata, presidente do Consad; Carla Fernanda Sandri, diretora de inspeção do programa Suasa/Consad; Rafael Segatto, médico veterinário do Consad; secretários municipais Alaércio Corazza (Gabinete), Maria Lucia Matarezi (Agricultura); Inácio Pereira (Desenvolvimento Econômico e Tecnológico); Claudio Borges (Viação e Obras); médicos veterinários Sidney Pasqualetto Júnior (coordenador do Serviço de Inspeção Municipal) e Everton Leonardi (responsável pela fiscalização do estabelecimento) e os colaboradores da empresa.