Prefeitura recepciona Embrapa em almoço na Expobel

13 de março de 2014

Prefeito Cantelmo Neto durante a recepção da comitiva, que reuniu técnicos de todo o Brasil em dois dias de seminário

Um almoço de confraternização no novo recinto de leilões marcou, nesta quinta-feira, a recepção oficial à equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. O Prefeito Antonio Cantelmo Neto e o vice, Eduardo Scirea, receberam a comitiva, que está em Francisco Beltrão promovendo um seminário regional que, entre outros temas, discute a instalação de uma unidade da Embrapa no Sudoeste.

“Este é um momento de integração, de sincronizar nossas ideias com as políticas nacionais da Embrapa, até para que tenhamos uma noção melhor da importância da atuação desta empresa pública na agropecuária brasileira”, afirmou Neto durante a recepção, que também contou com a presença do deputado federal Assis do Couto, dos presidentes da Sociedade Rural, Alberi Agnoletto, da Rural Leite, Maciel Comunello, e de secretários municipais.

Durante dois dias, a comitiva da Embrapa, que reúne técnicos de várias regiões do país, esteve em Beltrão em um seminário que ajudou a definir estratégias de implantação de um Centro de Pesquisa e Transferência de Tecnologias no município. O evento terminou na tarde de quinta-feira, quando dirigentes de entidades ligadas à agricultura elaboraram uma carta de intenções que fundamenta a instalação da unidade na região.

Uma emenda de bancada apresentada pelos deputados Assis do Couto e Nelson Meurer ao Orçamento de 2014 da União visa construir o centro de pesquisas. O valor da emenda, que facilita a aproximação da Embrapa com a região Sudoeste, pode chegar a R$ 60 milhões.  A Prefeitura de Francisco Beltrão também já trabalha com a hipótese de adquirir uma área de terras para a instalação da unidade.