Prefeito Cleber anuncia novas medidas

23 de março de 2020

Nesta segunda-feira (23), durante a coletiva de atualização dos dados sobre o Coronavírus em Francisco Beltrão, o prefeito Cleber Fontana anunciou novas medidas que estão sendo adotadas pela administração municipal. Uma delas é que o horário de funcionamento dos supermercados foi ampliado até as 20h00 a partir de hoje. Inicialmente o Decreto que regula o funcionamento tinha autorizado o atendimento até as 18h00.

As empresas que comercializam frutas e verduras e as panificadoras foram autorizadas a funcionar a partir desta segunda-feira, também até as 20h00. No caso das panificadoras, é expressamente proibido o consumo dentro dos estabelecimentos. “São ajustes que estamos fazendo no Decreto 156/2020, mas sempre mantendo a sua essência para que a prevenção seja priorizada para evitar a disseminação do coronavírus”, comenta o prefeito.

Outra decisão diz respeito do transporte coletivo urbano. A partir desta terça-feira, dia 24, será suspensa a gratuidade para os idosos e também fica suspenso o pagamento em dinheiro. Será aceito somente o cartão para  a utilização do transporte. “Constatamos que muitos idosos estavam usando o transporte sem necessidade, desrespeitando as recomendações e determinações para que fiquem em casa para que não contraiam a doença”, justificou o prefeito.

Barreiras Sanitárias

Cleber também falou sobre as barreiras sanitárias implantadas  nos acessos da cidade e que passaram a funcionar neste final de semana. “Nossa avaliação é muito positiva. Não estamos proibindo ninguém de entrar ou sair da cidade, mas controlando as entradas para evitar a proliferação do vírus”, diz o prefeito.

Ao todo são quatro barreiras sanitárias que funcionam nos três acessos liberados, nas avenidas Porto Alegre e União da Vitória, e na PR 180, que é o acesso pela Cidade Norte. Outra barreira fica no Contorno Leste, próximo do Centro Regional de Especialidades (CRE). Esse trabalho será realizado pelos próximos 15 dias, podendo ser prorrogado se houver necessidade.

Nove casos suspeitos

Dados oficiais da secretaria municipal de Saúde indicam que são nove casos suspeitos de coronavírus em Francisco Beltrão até agora. Todos estão em casa, passam bem e são monitorados pela saúde pública. O Laboratório Central do Estado ainda não liberou nenhum resultado dos exames realizados em Beltrão.

A secretaria reforça a orientação que se a pessoa tiver qualquer sintoma que remete à doença deve manter contato telefônico para receber orientações. Se houver necessidade será feito o encaminhamento para uma unidade de saúde. O atendimento é prestado diariamente, das 07h00 às 22h00. Basta ligar para o telefone fixo (46) 3520-2323, ou pelo whatsapp 99135-2220 e 99122-8866.

Acompanharam o prefeito Cleber na coletiva o Major Rogério Pitz, Subcomandante do 21º Batalhão da Polícia Militar; Cintia Ramos, diretora do Hospital Regional do Sudoeste; Maico Trevisol, diretor do Hospital São Francisco; Maria Isabel da Cunha, diretora da 8ª Regional de Saúde e o médico John Richard Mendonça Ronchesel, diretor clínico da UPA.