Prefeito anuncia distribuição de máscaras em Beltrão

8 de abril de 2020

O prefeito Cleber Fontana, de Francisco Beltrão, anunciou que a partir desta quinta-feira (09) a secretaria municipal de Saúde vai iniciar a distribuição de máscaras para a população beltronense. A entrega será feita nas casas, de forma gradativa, pelas agentes comunitárias de saúde. A primeira remessa, com seis mil máscaras, foi recebida nesta quarta-feira (08).

“Queremos que toda a população use máscaras. Inclusive para se utilizar do transporte coletivo, entrar em bancos, estabelecimentos comerciais e outros locais o uso será obrigatório. É uma medida que ajuda e muito na prevenção do coronavírus”, disse o prefeito. A medida em que o município for recebendo o equipamento de proteção a entrega vai sendo realizada.

Cleber também falou que aguarda a chegada do primeiro lote de mil testes rápidos que foram adquiridos pelo município. Segundo ele, a meta é agilizar os testes para detectar o coronavírus. Os profissionais de saúde que estão na linha de frente dos atendimentos terão preferência para a realização destes testes. A expectativa é que esta remessa chegue ainda nesta semana, melhorando a estrutura do sistema de saúde pública em relação a detecção da doença.

Abertura do comércio

O prefeito disse que que encaminhou para o Ministério Público um plano que prevê a flexibilização do decreto em vigor em relação ao funcionamento do comércio. A proposta prevê o retorno do atendimento ao público a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de abril.

“Apresentamos um plano de ação com dados epidemiológicos, a estrutura de atendimento da saúde e todas as medidas preventivas que devem ser observadas. Agora vamos aguarda uma posição do Promotor para saber se o nosso pedido será acatado”, relatou ou prefeito.

Economia

De acordo com o prefeito Cleber, a preocupação do momento é com a saúde das pessoas. No entanto, disse estar atento nos problemas que irão afetar a economia. No setor público, segundo ele, já começou a queda de arrecadação. “Já adotamos algumas medidas de contenção de despesas e adotaremos outras. Temos que ter uma austeridade neste momento para manter os pagamentos em dia’, relatou.

Também anunciou a prorrogação do pagamento da segunda parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A parcela que vence neste mês de abril poderá ser quitada em agosto, sem juros. A parcela do ISS (Imposto Sobre Serviços) deste mês poderá ser paga em maio. Segundo ele, outras medidas econômicas poderão ser adotadas pela administração municipal. Por fim o prefeito voltou a agradecer a compreensão e colaboração da comunidade beltronense em relação a todas as ações de combate e prevenção ao coronavírus.