Nova Rodoviária começa a funcionar

28 de fevereiro de 2021

Neste domingo, 28 de fevereiro, entrou em funcionamento a nova rodoviária de Francisco Beltrão. Os primeiros coletivos que utilizaram o novo terminal já durante a madrugada e manhã são das empresas Planalto, Viação Sudoeste, Reunidas e Unesul. Localizada no bairro Água Branca, a nova rodoviária construída pela administração municipal tem 6.327 m2 e é uma das maiores e mais modernas do Paraná. Foram investidos mais de R$ 10 milhões.

Vera Lucia da Silva, de 65 anos, reside em Beltrão mais estava em Itapema (SC). NO desembarque ela relatou que ficou impressionada com a nova estrutura. “É muito bonita, prática e confortável para as pessoas”, disse Vera. Rafael Arndt, motorista da empresa Reunidas, gostou da localização. “O local escolhido é perfeito. A gente não perde tempo para seguir viagem. Aqui não enfrentamos problema de trânsito e é mais seguro”, relata Rafael.

Os coletivos que fazem itinerários intermunicipais e interestaduais passaram a utilizar a nova estrutura. Já os ônibus que fazem linhas municipais em Beltrão continuarão na estrutura antiga. Devido a pandemia, ainda não foi possível realizar o ato de inauguração. Porém, como o prédio foi concluído, o prefeito Cleber Fontana determinou que a nova estrutura fosse colocada em funcionamento.

O projeto executado por meio de parceria da administração municipal e Governo do Estado foi iniciado em outubro de 2018, em um terreno de 15 mil m2. “A nossa população aumenta diariamente e logo chegaremos aos 100 mil habitantes. O novo terminal vem para atender as necessidades da nossa gente”, define o prefeito Cleber.

Toda a obra  tem um único nível, com total acessibilidade, 12 plataformas para ônibus, guichês, lojas, restaurante, lanchonete, espaço para taxistas, jardim no centro e salas de espera para os usuários. Para acessar o novo terminal, além da avenida Água Branca, foi aberta a avenida Ernesto Gagliotto, ligando com a avenida Dom Agostinho Sartori. O local escolhido passou por estudo técnico, que mostrou a necessidade de o terminal ficar próximo de um entroncamento rodoviário para facilitar o acesso dos ônibus e atrair um maior número de linhas.

Homenagem para Sadi De Marco

O advogado e empresário Sadi José De Marco, falecido em 2017, aos 79 anos, será homenageado com o nome da nova rodoviária. “Dr. Sadi sempre trabalhou pelo desenvolvimento econômico da nossa cidade. Atuou de forma decisiva para consolidar Francisco Beltrão como o principal polo do Sudoeste. Essa homenagem é uma forma de retribuir tudo que ele fez por Beltrão”, explica o prefeito Cleber.

O homenageado foi o principal responsável pela vinda da empresa Chapecó (hoje BRF) no início da década de 1980. Para o prefeito, a iniciativa alavancou a economia do município. Também contribuiu decisivamente para a conquista da Vara Federal, dentre outros importantes feitos. Dr. Sadi foi um dos pioneiros na advocacia em Beltrão, inclusive presidindo a subseção da OAB por três gestões, de 1993 a 2000.